sábado, 7 de dezembro de 2013

Cuidados dos gatos persas

A raça Persa é uma das mais cuidadas por parte do homem necessite para crescer sãos e fortes. A ajuda assídua do ser humano se torna imprescindível para a sua saúde já que necessitam de muitos cuidados e atenções especiais. A alimentação e a higiene são os dois aspetos que mais há que ter em conta com os gatos persas.
regime alimentar deve ser equilibrado e muito variado, sem exagerar as quantidades. Devido à sua estrutura maciça, os gatos persas tendem a engordar com facilidade, o que pode trazer-lhes problemas cardíacos. Durante o seu primeiro ano de vida é aconselhável proporcionar-lhe ao gato determinadas vitaminas. Consulta com o teu veterinário.
Os que escolherem a raça persa como animal de estimação devem estar preparados igualmente para dedicar-lhe muitas horas à higiene do gato, sobretudo ao da sua pelagem. Este deve ser escovado todos os dias com uma escova de dentes duros para evitar a formação de nós. Devemos prestar especial atenção ao pelo da cauda porque esta se converte facilmente num ninho de pulgas.
Esta operação é vital para evitar que o gato na sua higiene própria diária trague demasiados pelos que acabariam formando bolas no estômago e provocando problemas intestinais e respiratórios.
Os olhos desta raça também requerem de uma atenção especial. Estes necessitam de uma limpeza regular já que os persas são gatos que choram muito devido à forma do seu nariz. Nunca uses algodão para este procedimento. O melhor é utilizar toalhas mergulhadas numa solução especial para os seus olhos (consulta o teu veterinário) e limpar as lágrimas.
Para esta operação não apertes ou insistes nos bordos das suas pálpebras, pois isso fará com que se irrite mais os olhos do animal. Passa a toalha suavemente pela zona fazendo com que o teu gato feche os olhos. Fá-lo suave e docemente sem pressionar a zona.
Estas são as atenções especiais que necessitam os gatos persas. Para além dessas, por suposto necessitam de outros cuidados, mas estes são gerais para todos os gatos. Se queres saber mais conselhos para cuidar do teu persa visita a nossa seção de cuidados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário