O gato persa tem um corpo redondo e musculoso, uma cabeça grande, umas patas curtas e uma pelagem muito abundante e sedosa, e as suas caraterísticas físicas foram evoluindo ao ser criado artificialmente através do cruzamento de várias raças. É um gato afável e de caráter tranquilo, é por isso que este animal nos facilitará a sua higiene na medida do possível.
Para se manter uma limpeza ótima, é necessário adquirir alguns produtos que serão essenciais para o cuidado deste tipo de raça (e em geral de qualquer outra) e outros específicos adaptados à sua tipologia concreta.
Neste sentido, irá precisar-se de uma caixa sanitária e um saco de areia para se distribuir no seu interior. Outro artigo vital é um arranhador para gatos, muito útil para que a nossa mascote não acabe por destruir o nosso mobiliário.
Por último precisaremos de um elemento chave para o cuidado dos gatos persas: um pente brando e manejável preferivelmente de dentes naturais e vários pentes de grossuras diferentes. Os pentes de náilon não são aconselháveis neste sentido porque provocam eletricidade estática.
A higiene dos gatos persa deve realizar-se todos os dias. Há que cuidar da sua grande juba para que mantenha o seu brilho e suavidade e não se enleie demasiado. Não devemos esquecer que se trata de um animal que está em contato continuo com o exterior, as folhas, as ervas e também elementos estranhos poderiam prender-se a ele. Além disso, precisamente pela sua grande pelagem torna-se difícil poder detetar possíveis feridas ou cortes, salvo quando o seu cuidado for regular.
Devemos pentear o seu pelo seguindo o mesmo sentido do pelo e de uma forma suave para que o animal tome consciência desta atividade, convertendo-se numa experiência familiar e agradável. Depois iremos penteá-lo no sentido contrário para evitar que algum corpo fique pegado. Neste sentido, o pente de dentes longos pode ser muito eficaz para desenlear qualquer possível nó formado.
A seguir, utilizaremos o último pente de dentes mais estreitos para terminar o trabalho de forma efetiva. Chegados a este ponto, há que ter em conta que o animal se mostra especialmente sensível com certas partes do seu corpo como a cauda, as patas e a sua parte inferior.
Quanto ao banho, recomenda-se utilizar água tépida e utilizar um champô específico para gatos de forma que não possa magoar os seus olhos ou orelhas. A forma de proceder é a seguinte: a primeira coisa a fazer é molhar a grande pelagem, aplicar o champô e massajar várias vezes para evitar irritações na sua pele.
Para que o seu pelo tenha um aspeto sedoso, não é preciso utilizar um champô seco e, de forma que pareça vigoroso, levar a cabo uma massagem enérgica com uma toalha. A última coisa que falta fazer é pentear, tal como já mencionamos, eliminando qualquer possível nó.
Nenhum comentário:
Postar um comentário